CONFIABILISMO

Confiabilismo é uma teoria que propõe que uma crença justificada pode ser considerada conhecimento quando é derivada de um método confiável. Assim as fontes das crenças são responsáveis pela justificação das mesmas crenças, de modo que estas fontes conduzem a verdade. Pode ocorrer que uma crença seja formada por um processo confiável, ainda que o agente não saiba dos fatores que dão confiabilidade à crença.

Pode-se utilizar a palavra confiável com várias acepções. A primeira poderia ser confiável tomado como um método apropriado. Assim, este método seguido rigorosamente não levaria o sujeito a ter crença falsa. A grande questão é saber se existe tal método que seja infalível para conhecimento.

Alguém poderia querer amenizar o primeiro sentido em que foi usada a palavra confiável para o sentido em linhas gerais. O problema aqui seria que estaríamos abrindo um precedente ao cético, já que ele nos questionaria como poderíamos basear nossa crença em um método que já falhou alguma vez.

Outra opção seria reputar o método como confiável apenas no instante da formação da crença e assim excluiria as reclamações feitas acima. Mas a questão que se coloca é: Quão genuíno seria um método que vale apenas para um caso particular?

Referências

DANCY, J. Introducción a la Epistemología Contemporánea. Ed. Tecnos, 1993.

MOSER,P.K;MULDER.D.H.;TROUT,J.D.A teoria do conhecimento:uma introdução temática.São Paulo:Martins Fontes,2004.

Anúncios

2 Respostas to “CONFIABILISMO”

  1. Esther Says:

    olá! adorei o blog, tanto a proposta do título quanto a forma como isso foi feito!! parabéns pela pesquisa e referências!
    fica minha pergunta, e socialismo? o que viria a ser?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: