O PROBLEMA DO CRITÉRIO PARTE 2

Excertos extraídos de texto apresentado VII Congresso Nacional de Filosofia Contemporânea da PUCPR e III Congresso Internacional de Filosofia da Psicanálise com o título O Problema do Critério e Suas Diversas Abordagens.

O problema do critério também pode ser apresentado como um círculo vicioso:

Para saber que nós sabemos, nós devemos ter um método para distinguir crenças boas de más, para saber se nosso método é bom, ele terá que ser bem sucedido, e para determinar seu sucesso nós já temos que saber se as crenças são boas ou más.

Nós só saberemos discernir crenças boas de más se encontrarmos um procedimento que nos permita fazer essa separação. Este procedimento também deve ser questionado para saber se ele é bom. A forma que se tem para saber que um determinado procedimento é bom é atentar para ver se o seu produto foi bem sucedido. Para se ter noção do sucesso do nosso procedimento de antemão já devemos saber o que são crenças boas e o que são crenças más, pois como saberemos que um método é bom ou não se não partirmos destas noções.

A filosofia continental parece que tem tentado afirmar que uma pretensão de conhecimento é verdadeira se for gerada a partir de uma fonte confiável de conhecimento.

Recorrer às fontes de conhecimento como critério não se apresenta como uma boa saída, já que temos que questionar: Como podemos afirmar que tal fonte de conhecimento é confiável? E assim se faz presente novamente o problema do critério, de modo que eu devo buscar um critério para demonstrar que a fonte de conhecimento que estou usando é confiável.

Tendo esclarecido o problema do critério e tendo consciência das dificuldades que estão envolvidas nele, o que se espera é que ele possa servir como instrumento de compreensão para as várias controvérsias presentes na Filosofia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: