O ARGUMENTO DO ERRO

Durante os últimos trinta anos, diferentes tipos de argumentos céticos vêm sendo identificados, de modo que todos apontam para a conclusão pela impossibilidade do conhecimento seja de maneira local ou global. Dentre estes argumentos céticos, encontra-se o argumento a partir do erro.

Partindo da constatação que todos nós erramos, pelo menos uma vez na vida, e que na situação na qual estávamos em erro nós não tínhamos reconhecido, naquele momento, que estávamos errados. Assim, nada nos garante que na situação atual também não estejamos errados.

Digamos que certa vez você olhou para algumas taças e afirmou que estava diante de taças de cristais, mas ao chegar mais perto você constatou que as taças que você estava vendo eram de vidro e reconheceu seu equívoco. Daí conclui-se que neste momento você não tem garantia alguma de que está diante de um computador, pois se um dia você cometeu um engano, por que não está cometendo outro neste momento?

Jonathan Dancy ilustra bem esta questão ao afirmar que:

A conclusão parece ser que, se reconheço que alguma vez me enganei ao afirmar que sabia que p, já não posso saber que p, a não ser que mostre alguma diferença relevante entre as duas situações. E ninguém pode dizer ao meu respeito que sei em um caso e não em outro, porque,por tudo o que sei,estou equivocado em ambas as ocasiões.

Desta maneira o ceticismo explora a indistinguibilidade das situações onde ocorrem os erros das que ocorrem os acertos, chegando a conclusão que de modo global não temos conhecimento de qualquer proposição referente ao mundo exterior.

Anúncios

Uma resposta to “O ARGUMENTO DO ERRO”

  1. Roberto Vargas Jr. Says:

    Meu caro,
    Gosto também de teoria do conhecimento. Estarei acompanhando seus estudos via postagens.
    Boa iniciativa!
    Abraço,
    Roberto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: