JUSTIFICAÇÃO

Desde a definição tradicional de conhecimento tem-se proposto que não basta ter somente crença verdadeira, é necessário ter justificação. Justificação é apresentar pistas que sejam suficientes para atestar a verdade da sua crença. Assim, mesmo crenças verdadeiras precisam de justificação. Alguns teóricos da epistemologia contemporânea têm apresentado a proposta que justificação não é necessária para conhecimento. A proposta destes filósofos será analisada em maiores detalhes em outros textos.

A justificação pode-se dividir em dois tipos: justificação dedutiva e justificação indutiva. A justificação dedutiva ocorre quando a proposição justificadora acarreta o que ela justifica. Temos o seguinte exemplo:

Todo universitário sabe ler

Charles é universitário

Destas duas proposições acarreta-se que:

Charles saber ler

De modo que é impossível que as duas primeiras proposições sejam verdadeiras e a última seja falsa. Mesmo assim, alguns filósofos têm discordado dessa conclusão afirmando que se a proposição justificadora for verdadeira não necessariamente a proposição justificada o será.

Já a justificação indutiva é justamente o contrário da justificação dedutiva. De forma que se a proposição justificadora for verdadeira provavelmente a justificada o será. Levando-se em conta que a verdade não é uma condição necessária para justificação de uma proposição.

Para concluir, vale a pena destacar que o justificador é sempre um fator interno ao agente, sendo que se ele é suficiente ou não para justificação é o que vai gerar a controvérsia entre internalismo e externalismo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: