TEORIA CAUSAL

É uma teoria que foi formulada com a finalidade de tentar estabelecer um vínculo entre a verdade e a crença. De modo que, esta teoria não exige justificação para conhecimento. A teoria afirma que há conhecimento quando a crença do sujeito em p é causada pelo fato de que p.

Muitos problemas tendo sido encontrados nesta teoria. Um deles é que ela elimina a possibilidade de conhecimento futuro, ao que isso é totalmente contra-intuitivo, pois nos parece que sabemos proposições como “iremos morrer daqui a 200 anos”.

Outro problema é que nós não teríamos conhecimento de proposições universais tais como “Todos os homens são mortais”. Ainda que existisse um ser que observasse a morte de todos os homens, ele jamais poderia formar tal crença. A crença que este ser formaria era: o homem 1 é mortal, o homem 2 é mortal… Jamais ele se depararia com o fato que todos os homens são mortais, e, portanto não teria conhecimento da proposição em questão.

Robert Nozick apontou que segundo esta teoria também seria impossível o conhecimento matemático e o conhecimento ético. Ainda que, a sua teoria condicional do conhecimento possa ter elementos da teoria causal.

Nas discussões do grupo de estudos em epistemologia, o professor Emerson assinalou que a ligação direta entre o fato e a crença que os teóricos causalistas querem propor parece não existir, pois o que causa a crença não é o fato, mas a percepção que o sujeito tem do mesmo.

Anúncios

2 Respostas to “TEORIA CAUSAL”

  1. Roberto Vargas Jr. Says:

    Caro Elano,
    Professor Emerson e Piauí? Você faz parte de um grupo de estudos em que o Allan também participa? Se for, tínhamos conversado de eu participar via skype. Seria muito instrutivo para mim. Infelizmente a coisa não deu certo.
    Porém, se você passar aqui algo do que for discutido lá, acabarei tendo algum contato, mesmo que pouco e indiretamente.
    Abraço,
    Roberto

    • Elano Sudário Bezerra Says:

      Caro Roberto,
      É isso mesmo, eu participo do mesmo grupo de Allan. Posto aqui algumas discussões do grupo,mas não todas.Estamos estudando o capítulo do livro “Philosophical Explanations” de Robert Nozick que trata da epistemologia.Para teres uma introdução geral à epistemologia contemporânea,inclusive a teoria do Nozick te sugiro o livro “Introdução à epistemologia contemporânea” de Jonathan Dancy.
      Abraço e obrigado pelas visitas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: