TEORIA COERENTISTA DA VERDADE

Aos moldes do coerentismo geral, para esta teoria uma proposição é verdadeira se e somente se ela faz parte de um conjunto coerente. Esta teoria provê um critério para sabermos da verdade das proposições, ou seja, estamos justificados em crer que uma determinada proposição é verdadeira, quando esta fizer parte de um conjunto coerente.

Devemos ter cautela para não atribuirmos à teoria a noção de um conjunto verdadeiro, pois a teoria não defende tal idéia. A verdade é dada às crenças de forma individual. Pode ser que um conjunto de crenças possa ser considerado como verdadeiro, mas para isso acontecer, este conjunto deve fazer parte de um outro conjunto mais amplo.

No início foi dito que esta teoria propõe critérios para sabermos da verdade das proposições, muitos vão mais adiante e afirmam que esta teoria também oferece uma definição de verdade. Definição esta que está envolvida na noção de critérios para verdade. Assim, quando a teoria provê os critérios para reputar uma proposição como verdadeira ela também estaria definindo o que é verdade. Alguns filósofos tem rejeitado este olhar sobre a teoria, argumentando que a verdade não pode ser definida em termos de coerência.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: