COMO DETERMINAR A RELEVÂNCIA DE UMA ALTERNATIVA?

A RESPOSTA DE DRETSKE

Em um texto anterior, destacamos que um dos questionamentos que se faz a Teoria das Alternativas Relevantes(RAT), é sobre qual o critério que deve ser utilizado para distinguir as alternativas relevantes das irrelevantes. Fred Dretske, um dos defensores da RAT, propôs uma forma de se determinar a relevância ou irrelevância de uma alternativa para a crença em questão.

Sua sugestão pode ser esboçada do seguinte modo: digamos que q seja uma alternativa para p, q só será uma alternativa relevante para p, somente havendo algum motivo para pensar que q é verdadeira, ou pelo menos, pode ser verdadeira.

Uma alternativa é definida como irrelevante, quando não há motivos para pensar que a contrária lógica é verdadeira. De forma que, q é uma alternativa irrelevante para p, quando não há razões para duvidar da falsidade de q.

Dretske acrescenta que, ter razões para duvidar da verdade da crença em questão, não é condição necessária para que haja uma alternativa relevante à esta crença, mas pode isso pode ser suficiente para transformar uma alternativa em alternativa relevante.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: