RELATIVISMO

O relativismo é uma teoria bastante conhecida e goza de ampla popularidade. Esta teoria defende que o que é verdadeiro para uma pessoa, pode ser falso para outra. O que acontece é que, o que é verdadeiro em uma determinada situação, em outra situação envolvendo outro grupo de pessoas pode ser falso.

A teoria relativista torna o conhecimento muito fácil de adquirir, pois parece que podemos fabricar verdades, diga-se que muitos relativistas não corroboram com esta afirmação. De modo que, adotando o relativismo, praticamente, não haveria mais espaço para o cético.

A partir da abordagem da teoria, infere-se que a verdade é os critérios para identificar o que é verdadeiro. Porém, uma pergunta que pode ser feita ao relativismo é: O que, de fato, torna algo verdadeiro? Outro ponto relevante para a discussão, é que a teoria não define o que é verdade.

No entanto, a pior falha do relativismo é que, como ele é comumente apresentado é autodestrutivo. O relativismo afirma que todas as verdades são relativas, cabe a pergunta: A verdade do relativismo é relativa?

Se os teóricos responderem de forma positiva, eles estarão comprometendo-se a afirmar que a verdade defendida por eles representa, apenas, a opinião de um grupo de pessoas. Mas, mais trágico para o relativismo do que isso, é que se a verdade do relativismo é relativa, pode existir uma situação em que ela seja falsa, e, portanto, seria falso afirmar que todas as verdades são relativas; indo, assim, frontalmente de encontro com o que a teoria afirma.

Se os que advogam por esta visão, responderem de forma negativa a pergunta, então, teremos uma verdade que é contrária ao que o relativismo propõe. Se a verdade do relativismo não é relativa, a própria teoria por si só desmorona-se, já que ela afirma que todas as verdades são relativas, mas sua verdade não o é.

Anúncios

Uma resposta to “RELATIVISMO”

  1. Lorrayna :) Says:

    Ameei 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: