DRETSKE E O PRINCÍPIO DE FECHAMENTO

Ksp & Ks (p→q) →Ksq

O princípio de fechamento acima se lê: se S sabe que p e sabe que p implica q, então S sabe q.O que o princípio de fechamento mostra é que para que saibamos qualquer proposição, também temos que saber suas contrárias lógicas.

Dretske afirma que o princípio de fechamento falha em alguns casos, pois há situações em que você pode não saber uma contrária lógica e mesmo assim ter conhecimento. Além de tal princípio ser por demais rigoroso para conhecimento, pois o que parece é que uma pessoa pode saber uma proposição, mesmo sem conhecer todas as suas conseqüências lógicas. O caso da Zebra é proposto por este teórico para ilustrar uma circunstância em que o princípio de fechamento falha:

Caso da Zebra. Você vai ao zoológico, e vê uma criatura eqüina listrada dentro de uma cerca a qual está marcada com o nome Zebra. Tudo ao redor leva a crer que parece com uma zebra. Você sabe que é uma zebra. Entretanto, alguém poderia colocar uma mula com listas de zebra no cercado marcado com o nome Zebra, para parecer com zebra. Se isso de fato acontecesse você não conseguiria detectar tal coisa. Neste caso, você falharia em saber que o animal que está no cercado é uma mula espertamente disfarçada.

Para Dretske, nesta situação é demonstrada a falsidade do princípio de fechamento, já que você pode saber que está diante de uma zebra e falhar em conhecer que não está perante uma mula espertamente disfarçada. Assim, a resposta ao princípio de fechamento, é que este princípio falha em algumas circunstâncias quando é aplicado.

Referências

DRETSKE, F. Epistemic operators. Journal of Philosophy 67, 1007-23. 1970.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: