CONHECIMENTO DE COISAS E CONHECIMENTO DE VERDADES EM BERTRAND RUSSELL

Russell distingue dois tipos de conhecimento: conhecimento de coisas e conhecimento de verdades.

O conhecimento de coisas, em Russell, equivale ao conhecimento proposicional, pois o conhecimento de coisas, pelo menos, por descrição, acontece quando identificamos propriedades nos objetos, e os descrevendo através de proposições. Já o conhecimento de verdades equivale ao conhecimento factual, pois uma proposição só será verdadeira se ela corresponder a realidade.

O conhecimento de coisas acontece por familiaridade e por descrição. Por familiaridade é quando o conhecimento é adquirido de forma direta e sem haver necessidade que o sujeito esteja justificado em sua crença. Esta familiaridade permite-nos conhecer os dados dos sentidos, os registros da memória e os nossos próprios estados mentais. De forma que todo o nosso conhecimento deve está fundamentado no conhecimento por familiaridade. Mostra-se aqui o fundacionismo de Russell.

Enquanto o conhecimento por descrição não ocorre de forma direta e imediata. O conhecimento por descrição se dá quando é feita a relação entre os objetos físicos, assim, tal conhecimento tem como objetivo formular definições para os objetos físicos a partir da identificação de suas propriedades.

Quando ocorre o conhecimento das coisas por descrição já se utiliza o conhecimento de verdades, já que é através deste que se faz relação entre os objetos físicos. O conhecimento de verdades é o conhecimento de que a proposição afirma certo fato sobre o objeto descrito é verdadeira. Assim, o conhecimento de verdades é correspondente ao conhecimento factual, porque aquele é o conhecimento de fatos sobre o mundo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: