A VERDADE POR CORRESPONDÊNCIA

Muitos teóricos afirmam que, para que uma proposição seja verdadeira, é necessário que haja uma correspondência entre a proposição e as reais características do mundo. Por exemplo,quando afirmo que estou lendo um texto,esta minha crença tem que estar em relação de correspondência com o fato de que estou lendo um texto, para que seja verdadeira.

As afirmações verdadeiras correspondem de algum modo a realidade, e as afirmações falsas não correspondem ao estado real das coisas no mundo. A verdade é advinda de como as coisas são, de fato, no mundo. Portanto, a teoria propõe um vínculo causal entre a crença e a realidade.

A questão que se coloca é: “Em que consiste a relação de correspondência entre uma proposição e o mundo?”. Além de que, pode haver verdades que correspondam aos fatos, como “eu vou morrer daqui a quatrocentos anos”. Ainda que esta proposição possa parecer uma verdade inegável não há algo que corresponda a ela na realidade.

Logo, muitas das nossas afirmações mais complexas, não correspondem diretamente a nenhum aspecto do mundo.

Anúncios

2 Respostas to “A VERDADE POR CORRESPONDÊNCIA”

  1. Leonardo Says:

    Muito bom seu blog.
    Serei seu leitor
    Parabéns pelo visual

  2. Leandro Holanda Says:

    A sentença “eu vou morrer daqui a quatrocentos anos” na realidade não é uma afirmação verificável. Seu contra-argumento já havia sido desqualificado por D. Hume no século XVIII. A sua afirmação se baseia em simples crença, haja visto que todos os homens até hoje não sobreviveram 400 anos. Você ACREDITA que vai estar morto em 400 anos, mas isso não passa duma crença. Nada nos dá certeza da verdade sobre o que você proferiu. Ainda que apelemos para a razoabilidade de sua afirmativa, ela ainda bate em outro problema: a mesma não consegue ser verificável. Portanto, não é uma afirmação nem verdadeira nem falsa, é uma afirmação não verificável. Desta forma, continua-se intacto o princípio da verdade por correspondência, uma vez que seu contra-argumento não procede. Abraços e adorei seu blog!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: