EPISTEMOLOGIA ANALÍTICA

Muitas vezes as pessoas confundem o que realmente é a atividade filosófico-analítica. Então, escreverei sucintamente sobre o tema a fim de deixar claro algumas questões referentes a este ramo da Filosofia e suas perspectivas.

A primeira coisa que ao estudar epistemologia analítica, jamais podemos esquecer, é que a preocupação que envolve todas as teorias, todos os argumentos e todos os problemas é a busca para tentar responder a pergunta: O que é conhecimento?Esta é a pergunta chave da epistemologia analítica. Deste modo, estamos preocupados em analisar o conceito de conhecimento.

A confusão geralmente acontece neste ponto, já que muitas vezes as pessoas confundem o analisar o conceito de conhecimento com, que provas devo apresentar para fundamentar a minha afirmação de que sei de alguma coisa. Ou mesmo, quais são os passos metodológicos que tenho que seguir para obter conhecimento.

Ainda que tais questões sejam por demais pertinentes, não são bem essas as preocupações de um epistemologo analítico. Definir o conceito de conhecimento é dizer o que é conhecimento em todas as situações.

Por isso, que antes de definir o que é conhecimento temos que pôr o cético em seu lugar, já que este nega que exista conhecimento. A objeção cética quanto à possibilidade de conhecimento tem implicações profundas na especulação epistemológica. Desde os primórdios da investigação filosófica, o embate com argumentos céticos faz parte do cardápio de qualquer investigação que pretenda obter a análise do conceito de conhecimento.  Assim, argumentamos pela possibilidade do conhecimento e a partir de então tentamos analisar tal conceito.

Na Grécia antiga, por exemplo, vemos um claro exemplo do que foi dito, em diálogos como Teeteto e Menon de Platão. Nestes diálogos há uma tentativa de oferecer elementos que possibilite uma definição do que seja conhecimento.

A partir destas perspectivas é que encaramos os problemas e as teorias propostas no âmbito da epistemologia analítica, buscando resolver a pergunta matriz.

Anúncios

Uma resposta to “EPISTEMOLOGIA ANALÍTICA”

  1. Os números de 2010 « Conceito de conhecimento Says:

    […] The busiest day of the year was 4 de outubro with 88 views. The most popular post that day was EPISTEMOLOGIA ANALÍTICA . […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: