RAZOABILIDADE PRÁTICA

Por

Keith Lehrer

em

Self-trust: a study of reason, knowledge, and autonomy

Considerar razão prática. A conclusão da razão prática é preferência, que é a base da escolha e ação. Eu escolho o que eu prefiro e persigo o que escolho. O objeto da aceitação é algo em forma proposicional, este algo é o caso, mas o objeto da preferência é ação, que eu aceito algo. Desejamos coisas de vários tipos: sorvete, amor, uma bebida gelada , uma solução para um problema filosófico, um orgasmo, despertamento espiritual, e uma miríade de coisas. Uma preferência para satisfazer estes desejos e perseguir sua satisfação é, entretanto, uma preferência de algo, que obtenho o sorvete, que tenho a bebida gelada, que resolve o problema filosófico, e assim por diante.

Minha preferência é uma preferência para a satisfação de algum fim, usualmente, mas nem sempre desejo, e a perseguição deste fim. Eu poderia preferir realizar alguma obrigação odiosa e perseguir este fim sem qualquer desejo por isso. O fim é algo que avalio positivamente como tendo mérito e, realmente, tendo um ótimo mérito entre conflitar fins, seguindo, é claro, para empatar. Como faço meu melhor para obter o que tem mérito e evitar o que não tem, eu chego a uma avaliação e preferência positiva baseada no meu sistema de fundo, meu sistema de avaliação. Minha preferência é assim, meu melhor esforço, baseado na informação que possuo, persigo o que tem o maior mérito entre minhas opções e evito as que tem menos. Mas meus melhores e bons esforços são suficientes? O que sobre o cínico  que diz que preferências são expressões do querer e exterior a vida da razão? As preferências não são sabias, nem tolas, nem razoáveis, nem irrazoáveis, se poderia acrescentar, elas são súditas da vontade. Como posso respondê-las?

Deixe um comentário

