AUTO-CONFIANÇA E O CICLO DA RAZÃO

Por

Keith Lehrer

em

Self-trust

Muitos livros contêm teorias, e este é mais um. Mas este livro é também um quadro e uma esperança. É um livro sobre razão, amor, conhecimento, sabedoria, autonomia e consenso. Há três idéias unificadoras que amarram estas questões juntas. A primeira é a idéia é singularmente humana a capacidade para a ascendência metamental, a capacidade de considerar e avaliar estados mentais de primeira-ordem que surgem naturalmente conosco. A segunda é que tal avaliação está baseada num sistema de fundo, num sistema de avaliação, e avaliação positiva produz aceitação ou preferência  concernente ao objeto do estado de crença de primeira-ordem e desejo. A avaliação de crenças e desejos é essencial à razão e ao amor, conhecimento e sabedoria, autonomia e consenso.

Uma primeira função da ascendência metamental e ordem superior é avaliar a resolução de conflito pessoal e interpessoal. A avaliação implica valor. Quando avaliamos, determinamos a dignidade, mérito, valor de coisas na base de um sistema de avaliação. Ascendência metamental e ordem superior de avaliação depende de nossa habilidade de comparar a dignidade das coisas, decidir o que é mais digno e o que é menos digno de nossa confiança. A terceira idéia unificada concerne a ligação do ciclo com o sistema e estrutura de avaliação. Estes estados não são as fundações da avaliações, nem são eles o estágio final da avaliação, eles são as pedras angulares da avaliação que sustentam a estrutura juntamente com o ciclo, é em si mesma suportada pelas coisas que detém juntas. A pedra angular faz parte do ciclo junto com a mente. Escolhendo outra metáfora, é o ponto vetor fixado do cérebro que unifica uma assembléia neural. Ascendência metamental transcende a mente e o ciclo volta para o corpo.

Meu quadro é de uma construção de arcos tal como a capela de Estavayer, Switzerland; uma capela da mente, assegurada junto ao topo com o ciclo da pedra angular. Este é um quando de uma mente individual, mas também de uma mente social. O individual e a sociedade são unificados pelo ciclo da ascendência e descendência metamental amarrando mente e natureza juntas, num sistema unificado.

Deixe um comentário