CONSCIÊNCIA, AGREGAÇÃO E CONTEÚDO

Por

Keith Lehrer

em

Self-trust

Neste capitulo vamos considerar o papel da consciência na avaliação e agregação. Vamos considerar o conhecimento da consciência que nos advêm de nosso estado mental, incluindo aceitação e preferência. Vamos explicar nosso conhecimento do conteúdo destes estados. Vamos, então, voltar da agregação na mente para a agregação no cérebro, e o fecho do ciclo da pedra angular em torno da mente e do corpo, revelando a unidade de uma mente materializada e de um corpo materializado.

Consciência do conflito, do conflito de preferências, inicia o processo de agregação. Uma função da consciência é resolver o conflito por revelar-nos. Isto pode explicar o porquê, como Freud insistiu, conflitos estes que não podemos resolver, talvez porque também nos são dolorosos, tornam-se inacessíveis a consciência. Se a função da consciência é resolver conflitos, e resolução é impossível, por economia psíquica a consciência iria em direção a alguns conflitos mais tratáveis. Além disso, há sempre conflitos provendo focos para a consciência e demandando uma aplicação dela. Somos solucionadores de conflitos por natureza, e a consciente nos fornece conhecimento dos estados conflitantes. Certamente, consciência é falível, e quando se estende para além o próprio domínio da descoberta de nossos estados mentais provendo-nos uma explicação delas, ela estende-se em si mesma do domínio em que é confiável para um em que não é. Neste domínio próprio de reportar em vez de explicar, entretanto, ela permanece digna de nossa confiança.

Devemos, entretanto, explicar a confiabilidade da consciência e não meramente postulá-la. Como examinamos o papel da consciência no ciclo da pedra angular de nossa confiabilidade, vamos descobrir um ciclo na consciência em si mesma. Uma teoria da consciência é um componente essencial na teoria de nossa ascensão metamental além de crença e desejo, resolver conflito e chegar a conhecimento, sabedoria e autonomia. Podemos imaginar criaturas sem consciência capazes de processar ordem superior – computadores, por exemplo. Nossa ascensão metamental é efetivada pela consciência, entretanto. Conseqüentemente, para compreender nós mesmos, nosso conhecimento, nossa sabedoria, nossa autonomia, devemos compreender nossa consciência e o conhecimento que ela nos revela.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: