WITTGENSTEIN E O CONHECIMENTO DE OUTRAS MENTES

Wittgenstein demonstra a incoerência da idéia de que nomes para sensações e nomes para experiências ganham significado pela associação com um objeto mental, por exemplo, a palavra dor pela associação com a sensação dor.

Está claro que alguém pode manter relações consigo mesmo, por exemplo, se dar ordens, se castigar, etc. Agora, vamos pensar como seria se nós tomássemos nota de nossas vivências internas, será que seríamos entendidos por outrem?

Essa linguagem que expressa as vivências internas de um sujeito pode ser chamada de linguagem privada. Tal linguagem é conhecida apenas pelo falante.

A palavra dor é conectada com uma sensação que ela nomeia através de uma definição privada, que se configura na tentativa de uso da palavra para essa sensação. Assim, a dor é uma sensação epistemicamente privada.

Por ser uma sensação epistemicamente privada, só o sujeito sabe de modo indubitável que sente dor. Por outro lado, não posso conhecer de modo direto o que  o outro sente, já que o externo nem sempre está conectado com o interno.

Como dissimulação e fingimento são sempre logicamente possíveis, não se pode nunca se estar certo de que uma pessoa esteja realmente tendo a experiência que ela pelo seu comportamento parece estar tendo.

O signo, neste caso, a palavra dor, não substitui nem descreve a sensação, apenas serve para que outros saibam que tenho tal sensação. De forma que, a palavra dor é uma substituição parcial do gemido.

Eu percebo que alguém sente dor quando este manifesta alguns comportamentos, porém a base disso não está na indução, mas no assentamento lingüístico.

A dor não é acompanhante do grito ou gemido, e nem está por trás destes, mas está visível neles. A dor não é o mesmo que o comportamento de dor, pois alguém pode estar com dor e não o demonstrar. Portanto, pode ser enganador inferir dor pelo comportamento de outrem. Além de que o fingimento ocorre em todas as circunstâncias.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: