TIPOS DE CONHECIMENTO

Por

Ducan Pritchard

em

What is this thing called knowledge?

Pense, agora mesmo, em todas as coisa que você sabe, ou pelo menos pensa saber. Por exemplo, você sabe que a terra é redonda e que Paris é a capital da França. Você sabe que eu posso falar( ou pelo menos ler) inglês, e que dois mais dois é igual a quatro. Presumivelmente, você sabe que todos os homens solteiros são homens não casados, que é errado machucar as pessoas apenas por diversão, que The Godfather é um filme maravilhoso, e que a água tem a estrutura química H20. E assim por diante.

Mas, o que é que todos estes casos de conhecimento tem em comum? Pense, novamente, nos exemplos dados, que incluem geografia, lingüística, matemática, estética, ética e conhecimento científico. Dadas essas miríades de tipos de conhecimento, o que, se há alguma coisa, poderá amarrá-los? Este é um tipo de questão que é feita por todos aqueles que estudam epistemologia, que é a teoria do conhecimento. A meta deste livro é fazer uma introdução a esse excitante campo da filosofia. Até o final deste livro, você deve ser capaz de se encontrar entre os epistemólogos.

Em todos os exemplos dados de conhecimento, o tipo de conhecimento em questão é o que chamamos de conhecimento proposicional, neste, é um conhecimento de uma proposição. Uma proposição é o que é afirmado por uma sentença que diz que alguma coisa é o caso, por exemplo, que a terra é plana, que solteiros são homens não casados, que dois mais dois é igual a quatro, e assim por diante. O conhecimento proposicional será o foco deste livro, mas também devemos reconhecer que não é o único tipo de conhecimento que possuímos.

Há, por exemplo, conhecimento de habilidade, saber-como. Conhecimento de habilidade é claramente diferente de conhecimento proposicional, por exemplo, eu sei como nadar, mas eu não sei um conjunto de proposições sobre como nadar. Na verdade, eu não estou completamente certo que eu poderia dizer-lhe como nadar, entretanto eu sei como nadar( e eu poderia provar isso mostrando esta habilidade – pulando em uma piscina e nadando).

Conhecimento de habilidade é certamente um importante tipo de conhecimento que temos. Queremos muito saber-como, como saber com andar de bicicleta, dirigir um carro, operar um computador. Note, entretanto, que apenas criaturas relativamente sofisticadas como os seres humanos possuem conhecimento proposicional, conhecimento de habilidade é muito mais comum. A respeito de uma formiga poderia ser dito, plausivelmente, que ela sabe andar em seu terreno, mas queremos dizer com isso que uma formiga tem conhecimento proposicional? Que há fatos que uma formiga sabe?Por exemplo, poderia uma formiga saber que o terreno que está atravessando agora é a varanda de alguém? Intuitivamente não, e isto marca a importância do  conhecimento proposicional sobre os outros tipos como o conhecimento de habilidade, que é um tipo de conhecimento que pressupõe um tipo de habilidades relativamente sofisticadas possuidas pelos seres humanos.

Anúncios

3 Respostas to “TIPOS DE CONHECIMENTO”

  1. Johnias zacarias Says:

    Tudo é proveitoso guando é de interece bublico ou individual com beneficio publico, porem guando o assunto tratace de conhecimentos tudo tem a ver com interece coletivo. Apoio que cada ideia existente é de caracter contribuitivo e valioso a criacao de novas definicoes ou aprofundamento das existentes visto que o pensamento ou conhecimento nao é estatico, nao limitemos nos olhar e deichar.

  2. Johnias zacarias Says:

    Platão é quem da o Conceito de Conhecimento.

    Conhecimento: é o ato ou efeito de abstrair ideias ou noções de alguma coisa, como por Exemplo: o conhecimento de normas juridicas, ou leis. Conhecimento de um acto ou algo de interece coletivo ou individual. Conhecimento de uma determinada informação ou acontecimento.
    NB: O Conhecimento nao pode ser inserido num computador por meio de uma representação; pois neste caso seria redusido a uma informação.”Platao”
    *Em minhas palavras o conhecimento é algo intrasmisivel por escritas ou retratos pós o conhecimento é algo que carregamos nas nossas mentes e só pode ser trasmitido a terceiros com case em dialogo e troca de informações.*

    Aristoteles foi quem dividio o conhecimento em três areas principais:
    -cientifica;
    -pratica;
    -tecnica.

    Alem dos conceitos Platónicos e Arirtotelicos, o conhecimento pode ser classificado em uma serie de designações ou categorias que são:
    -Conhecimento Sensorial,
    -conhecimento vulgar/popular,
    -conhecimento filosofico,
    -conhecimento intuitivo,
    -conhecimento intelectual,
    conhecimento cientifico,
    -conhecimento teologico.

  3. Anônimo Says:

    Adorei

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: